• DESCOLA no mapa
  • Equipamentos e Serviços
  • Informações Úteis
  • Sobre o DESCOLA
  • Professores
  • Níveis de Ensino
  • Projetos de Continuidade
  • Pesquisar

Pensamento crítico e pensamento criativo

As competências na área de Pensamento crítico requerem observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis. Exigem o desenho de algoritmos e de cenários que considerem várias opções, assim como o estabelecimento de critérios de análise para tirar conclusões fundamentadas e proceder à avaliação de resultados. O processo de construção do pensamento ou da ação pode implicar a revisão do racional desenhado. As competências na área de Pensamento criativo envolvem gerar e aplicar novas
ideias em contextos específicos, abordando as situações a partir de diferentes
perspetivas, identificando soluções alternativas e estabelecendo novos cenários. As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de:

  • pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada;
  • convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística,
    utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensarem criticamente;
  • prever e avaliar o impacto das suas decisões;
  • desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da interação com outros ou da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.
Visitas

Uma viagem em Lisboa

Um marinheiro segura um instrumento antigo que ajuda a medir a distância que separa a terra do céu.
Saiba mais
Oficinas

A, B, C da Revolução

Pormenor da primeira página de um jornal antigo com a notícia de um movimento revolucionário em Lisboa.
Saiba mais

Lisboa Revolucionária

Uma multidão de pessoas manifesta-se e invade o edifício da Câmara Municipal de Lisboa.
Saiba mais
Visitas

Visitas para perguntar

Num jardim, um grupo de crianças observa as plantas e coloca questões a um adulto.
Saiba mais
Visitas

Um jardim sustentável

Um jardim florido na primavera, com um palácio em segundo plano.
Saiba mais
Visitas

Sem regras? Um monopólio da habitação

Um tabuleiro de monopólio com referência a várias questões associadas às dificuldades em encontrar uma casa.
Saiba mais
Visitas

Dinossauros – “Os Lagartos Terríveis”

Saiba mais
Projetos de Continuidade

Construir Lisboa

Saiba mais
Projetos de Continuidade

Construir Lisboa

Saiba mais
Visitas

Dominó “Romanó”

Saiba mais
Visitas

Detetives do Ambiente

imagem ilustrativa
Saiba mais
Projetos de Continuidade

Mãos ao Desperdício

imagem ilustrativa
Saiba mais
Mostrar mais resultados
Ajude-nos a melhorar

Dê-nos um minuto do seu tempo e contribua com críticas e sugestões de melhoria.

Preencha o formulário
Siga-nos no Facebook
Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe a programação educativa DESCOLA: visitas, oficinas, cursos, teatro e muito mais.

© Copyright 2025 DESCOLA. Todos os direitos reservados.
  • info@descolaqual.cm-lisboa.pt
  • Política de cookies
  • Política de Privacidade